terça-feira, 18 de agosto de 2009

CAPTADORES 1ª Parte


Esse assunto é um pouco extenso, presumo que terei que dividi-lo em duas postagens ou mais de acordo com o que for desenvolvido na conversa.

Quando comecei a tocar guitarra não tinha muita noção do que estava fazendo, ainda acho que não tenho kkkk, mas com o tempo fui aprendendo algumas coisas e enriquecendo um pouco mais o meu timbre, descobri algumas coisas legais e outras nem tanto e fui formando a minha própria opinião. Uma vez ouvi um amigo dizer que o Eric Johnson era um tremendo babaca por que o cara dizia que até os cabos influênciavam no timbre, e eu fiquei pensando como pode um cabo influênciar o timbre de alguém? Depois também ouvi algumas pessoas falando que a tinta com que se pinta uma guitarra influência o timbre do instrumento, e uma dezena de outras coisas. Bom certamente que a essa altura do campeonato ja constatei que tudo isso é mais do que verdade e pretendo mais a frente falar sobre timbre aqui. Mas hoje vamos falar sobre os maiores responsáveis pelo timbre. OS CAPTADORES. É uma parte da guitarra tão simples e ao mesmo tempo incrível, singles (captadores simples de uma só bobina) e Humbucker (captadores duplos com duas bobinas).
Os captadores são feitos apenas de um imã e fios finíssimos de cobre, o que diferência um captador do outro é a sultileza, capricho e materias com que são construidos. Existem vários termos técnicos de extrema chatura, bem como resistência, indutância e vários outros fatores que diferênciam no resultado final dos captadores. Os mais famosos construtores de captadores são Seymour Duncan, Larry Dimarzio Bill Lawrence e Seth Lover. Bom vamos lá ao som.

Essa foi a primeira parte hoje mesmo ou depois posto a segunda parte.

Um comentário: